Visitantes

contador de visitantes

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Novidades sobre o Simpósio Mps Sul 2013

Vou fazer somente um resumo sobre as coisas principais, pois foi um final de semana, e é muita coisa para contar.

No Simpósio foi praticamente falado sobre o 13° Simpósio Internacional de Mucopolissacaridose que acontece a cada 2 anos, e vai ser o primeiro na América Latina, vai ser na Costa do Sauípe na Bahia, foi dito a importância dos pacientes e familiares irem, e sobre cada Associação levar seus associados, tentar levar o maior numero de associados, e arrecadar fundos para isso. 



Dr. Roberto Giugliane (Médico,geneticista, pesquisador chefe do HCPA-UFRGS)
falando sobre o Simpósio Internacional 


Além disso teve novidade sobre Mps tipo IIIb (Sanfilippo b) esta em estudos (em fase inicial, que já é algo) uma enzima que ultrapasse a barreira para chegar até o cérebro, desenvolvida na clara do ovo, é uma forma de tratar as Mps neurológicas. 

Também tem um estudo que está esperando aprovação para teste em seres humanos, que é uma capsula contendo a enzima que não é produzida pelo organismo , e é aplicada na articulação, a principio do joelho, no liquido que fica ali, depois essas enzimas são  liberadas da capsula, o estudo vai ser para tipo III se eu não me engano, dando tudo certo pode ser usada em outras Mps.  

Outra novidade é que a Mps tipo IVa (é a que eu tenho) a medicação esta próxima, acredito que lá para o ano que vem, Foi liberada pela FDA, depois de passar por varias burocracias daqui do Brasil estaremos tomando semanalmente, tem pessoas mais envolvidas com isso e que entende melhor, vou deixar aqui o link com a nota sobre isso, e o facebook de um paciente que esta na pesquisa contando sobre. 



Em inicio de estudos:
Mps II (Hunter) A reposição enzimática via intratecal para transpor a barreira cranio/cérebro.

Já podemos então observar um esboço no tratamento das formas neurológicas das Mps que são as mais graves.


Nesse Simpósio eu tive o privilégio de conhecer a Daniela e seus pais, foi um dos Simpósios que eu mais gostei, e(u conheci ela pelo facebook e ela veio do interior de SP. Agora somos grandes amigas, ela é uma das poucas pessoas que me encantam facilmente. E quero dar os parabéns, pois ela foi a sorteada e ganhou a viajem para ela e para seus pais, para a Bahia no 13° Simpósio Internacional de Mucopolissacaridose com tudo pago.

Eu e ela no jantar de encerramento e no sorteio, parabéns '-' 




Hoje eu fico por aqui, e espero ter ajudado com alguma informação.

Beijos :*


3 comentários: